REFERÊNCIAS - HISTÓRICO PROFISSIONAL
Professor Léo da Silva Alves
O professor Léo da Silva Alves é requisitado para conferências internacionais sobre temas relacionados à responsabilidade de agentes públicos. Esteve na Universidade del Salvador, em Buenos Aires, e em Congresso de Direito Disciplinar em Santa Marta, na Colômbia. Cumpriu agenda em Roma em 2014; em Granada (Espanha), Bari e Trani (Itália) em 2015; no Porto em 2016, em Sevilha em 2017 e Milão em 2018.. Desde 1997 tem atividades regulares no meio acadêmico em Lisboa e Coimbra. Em 2011, teve destacada passagem pela África, em roteiro de conferência sobre ética no serviço públlico.
-
Referência em Direito Disciplinar na América do Sul e na Europa, recebeu distinção internacional da Latin American Awards e Diploma de Mérito da International Police Associaton, maior associação policial do mundo, com sede em Londres.
-
Autor de mais de 50 livros sobre ética, disciplina e responsabilidade de agentes públicos, há 25 anos ministra treinamentos para os quadros do Governo Federal, Congresso Nacional, Tribunais Superiores, Tribunais de Contas, Governos estaduais e empresas públicas em todo país.
-
Implantou no Brasil o mais completo sistema de controle das infrações disciplinares, que passou a ser adotado por importantes estruturas do serviço público, a começar pelo Poder Judiciário e a completar-se pela Presidência da República.
-
Coordenou em 2014 a equipe de estudos na reestruturação das normas da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Piauí; produziu anteprojeto de normas de controle da disciplina do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, bem como das normas de fiscalização de contratos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Em praticamente todas as grandes estruturas administrativas do país há marcas do seu trabalho.
-
Possui elogio formal, em sessão plenária do Tribunal de Contas da União – publicado em Diário Oficial (DOU de 29.06.98, pág. 12 – Seção I), em razão da sua contribuição à Administração Pública do Brasil e recebeu na África Diploma de Mérito por serviços éticos à humanidade (Angola – 2011)
-
Foi homenageado em solenidades pelas Corregedorias dos Tribunais de Justiça do Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal; e ganhou a mais alta distinção do Legislativo de Belém e a mais alta condecoração do Tribunal de Contas de Tocantins.
-
Entre as referências internacionais, destacam-se ainda Medalha de Distinção conferida em solenidade pelo Senado da Itália e dezenas de homenagens públicas em Portugal, Grécia, Angola, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Espanha.