top of page

SOLUÇÕES E OPORTUNIDADES NO MEIO EMPRESARIAL

Os meios de garantir a competitividade, de resguardar o patrimônio de sócios, de salvar o negócio em crise, de revisão da carga tributária e as formas adequadas de planejamento sucessório

LOGO - ESCRITÓRIO LÉO - COLORIDA.jpg

Ciclos da atividade empresarial

 

A atividade empresarial passa por ciclos. As crises decorrentes da política econômica ou de variáveis internacionais fazem parte do risco de quem empreende. São fases passageiras, como na vida das pessoas físicas.

O problema é que nem todos têm a solidez ou a perseverança para atravessar essas etapas de retração de mercado. Afora a queda nos rendimentos, aparecem novas despesas, porque esses sobressaltos na economia chegam acompanhados invariavelmente de aumento da inflação, reflexo nos insumos e, não raramente, com novos encargos tributários.

A ajuda profissional nessas horas é fundamental. Há dívidas com fornecedores, dívidas no sistema bancário e créditos em relação aos quais há dificuldades de recebimento.

Chegam reclamatórias trabalhistas, ações de cobrança e situações que retiram o ânimo do empresário, refletem na saúde e na paz do seu lar.

Cada qual deve tratar do que sabe fazer

O empresário não pode perder o foco no seu ofício. A experiência no mundo corporativo mostra que a melhor solução é entregar os problemas a profissional do serviço jurídico que esteja afastado emocionalmente das dificuldades e que possa fazer um mapa real da situação, a partir do qual serão buscadas as alternativas. 

Se as crises trazem apertos, oportunizam também os melhores acordos. Mas esses devem ser identificados, gerenciados e formalizados por quem tem experiência, de forma a não refletir em outros problemas. 

No meio corporativo, todo problema tem solução. 

O administrador deve transferir os incidentes judiciais, as negociações de dívidas e a recuperação de créditos a quem possa resolver com serenidade.

É arriscado lutar sozinho ou sem orientação de profissionais que tenham a visão do todo.

O QUE FAZEMOS

Nosso escritório realiza o exame das peculiaridades da empresa, do seu nicho de atuação e da sua forma gerencial. Essa verificação prévia ajuda a avaliar a capacidade de superação e as melhores maneiras de enfrentar os conflitos.

São analisadas eventuais ações judiciais, sem prejuízo da atuação de advogados constituídos (e com a anuência e coparticipação desses profissionais); mapeiam-se dívidas bancárias e com fornecedores; faz-se um levantamento de créditos possíveis de recuperação e se identifica a melhor maneira de obter resultado sem perder clientes e parceiros especiais; e, no ambiente das dificuldades, são adotadas medidas administrativas ou judiciais que permitam reduzir encargos e ganhar fôlego para a superação da crise.

RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO

 

Esse é um trabalho que não aumenta o investimento normal que a empresa teria na contratação de advogados. O diferencial está no estudo em conjunto dos problemas e das potencialidades por profissionais que têm a visão do meio corporativo. Não são ações isoladas, paliativas, de enfrentamento de um ou outro obstàculo: trata-se de uma estatégia global, para devolver a paz e permitir que a empresa faça aquilo é da sua natureza: produzir mercadorias ou serviços. 

bottom of page